SEE JORNAISQuarta-feira, 14 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de LENNY MODAS

Prefeitos catarinenses unidos pelo novo Pacto Federativo

Divisão mais justa do bolo tributário, também defendida pela Adjori, foi o foco do XIII Congresso Catarinense de Municípios, da Fecam, e destacada pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab

Prefeitos catarinenses unidos pelo novo Pacto Federativo
Kassab disse que a União precisa abrir mão de algumas receitas e devolvê-las aos estados e aos municípios Bianca Backes

A luta por um novo Pacto Federativo e outras soluções para as prefeituras catarinenses foram os principais assuntos tratados durante o Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis, nos dias 18, 19 e 20 de março. Prefeitos, secretários e outros integrantes da administração pública municipal de todo o Estado participaram do evento, que contou com conferencistas reconhecidos, como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o governador Raimundo Colombo e o ex-senador Pedro Simon. Kassab fez um dos discursos mais aplaudidos do evento. Realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o congresso defende a revisão do Pacto Federativo - tema que também é bandeira da Associação dos Jornais do Interior (Adjori). Ao lado de autoridades como o presidente da Fecam, José Caramori, o ministro disparou:

“Não podemos mais aumentar a carga tributária no Brasil, temos que realizar um Pacto Federativo. A União precisa abrir mão de algumas receitas pra devolvê-las para os estados e para os municípios. Essa é a saída para o Brasil”. Municipalista “não só porque foi prefeito de São Paulo, mas por convicção”, como ele mesmo disse, o ministro destacou que a reflexão que foi feita pelo presidente da Fecam, sobre a revisão do Pacto, deve ser impositiva.

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

O evento também dedicou uma atenção especial às mulheres (prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias municipais), com uma programação special com o tema A inserção da Mulher no Movimento Municipalista. Paralelamente, ainda foi realizada a XI ExpoFECAM - Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologia para os Municípios, um grande espaço de oportunidades que reúne ferramentas de desenvolvimento e tecnologia na área da gestão pública municipal.

O presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Caramori, destacou, na abertura do congresso, a defasagem dos valores nos programas federais, uma vez que não estão sendo corrigidos pela inflação do período. Atualmente, diz Caramori, nos programas federais, a contrapartida do município é maior do que o repasse do governo.

Com informações da Rede Catarinense de Notícias. Texto revisado pela redação.

Leia também em Santa Catarina

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.