SEE JORNAISQuinta-feira, 15 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de MDRODEIO

Cinco candidatos já entraram na disputa

Cinco partidos lançam candidatos ao Planalto já no primeiro fim de semana

Cinco candidatos já entraram na disputa
TSE

Noprimeirofimdesemanade convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candida tosa presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU). As convenções têm de ser realizadas até 5 de agosto, e o prazo para pedir o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral encerra-se em 15 de agosto.

A lei eleitoral permite, a partir da homologação das convenções, a formalização de contratos para instalação física e virtual dos comitês dos candidatos e dos partidos. O pagamento de despesas, porém, só pode ser feito após a obtenção do CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Segundo o calendário das eleições de 2018, a partir de quarta-feira (25), a Justiça Eleitoral poderá encaminhar à Secretaria da Receita Federal os pedidos para inscrição de candidatos no CNPJ. A partir dessa data, os partidos político se os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, os dados de arrecadação para financiamento da campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas após o recebimento dos recursos.

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

Nas convenções nacionais, o PSL, o PDT e o PSC não escolheram os candidatos a vice. Caberá à direção nacional do PDT articular as alianças para o primeiro turno das eleições e ovice de Ciro Gomes. O PSC vai buscar um vice que agregue apoios, mas o candidato demonstrou disposição de ter uma mulher na sua chapa. No PSL, o nome forte para compor a chapa de Bolsonaro é o da advogada Janaina Paschoal, que participou da convenção ao la dodo candida toa presidente.

O PSOL formou uma chapa puro sangue: Sônia Guajajara será a candidata a vice de Boulos. O partido, no entanto, disputará as eleições de outubro coligado com o PCB, que realizou convenção na última sexta-feira e aprovou a aliança. O PSTU optou por não fazer coligações. O vice de Vera Lúcia será Hertz Dias. O PMN e o Avante realizaram ontem convenções nacionais e decidiram não lançar candidatos à presidência da República. Na convenção, o Avante decidiu dar prioridade à eleição de deputados federais: terá uma chapa com cerca de 80 nomes e pretende eleger pelo menos cinco. O Avante não definiu se apoiará algum candidato a presidente no primeiro turno. O PMN decidiu não dar apoio a nenhuma chapa nas eleições presidenciais. No próximo sábado, 28, devem reunir-seSD,PTB,PV,PSDeDC.

PublicidadeAnúncio de HB

Corrida estadual

Em Santa Catarina, dois candidatos à sucessão estadual foram oficializados neste primeiro fim de semana de convenções. O professor Rogério Portanova, do REDE, e o deputado estadual, Gelson Merísio, do PSD. A convenção, realizada Na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, reafirmou o que Merísio já vinha falando há mais de um ano, ou seja, a sua vontade de concorrer na majoritária. O PSD, por enquanto, tem o apoio de outros 11 partidos, que também realizaram convenções neste fim de semana, em Florianópolis.

Com informações de Jornal Metas / Rede Catarinense de Notícias. Texto revisado pela redação.

Leia também em Brasil

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.