SEE JORNAISQuinta-feira, 15 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de OCROEDEL
GESTÃO EDUARDO PINHO MOREIRA

A nova cara do governo do Estado

Ainda como governador em exercício, Pinho Moreira vem imprimindo um novo perfi l na equipe de governo, com trocas de diretores e secretários

A nova cara do governo do Estado
Governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira SECOM/SC

Raimundo Colombo, governador licenciado de Santa Catarina, deve retornar em abril apenas para fazer a renúncia formal ao cargo, finalizando o processo de transição do comando do Executivo. A partir daí irá se dedicar à construção da candidatura ao Senado. Desde que assumiu como interino, Pinho Moreira já empossou sete novos secretários. Outros nomes, porém, ainda serão anunciados.

A medida mais impactante foi a desativação de 15 Agências Regionais de Desenvolvimento (ADRs). O modelo de gestão descentralizada foi criado pelo emedebista Luiz Henrique da Silveira, enquanto governador.

Na mesma oportunidade também foi anunciada a desativação de quatro secretarias executivas. Como justificativa, a economia de aproximadamente R$ 50 milhões anuais, entre folha de pagamento e manutenção das estruturas. A desativação de outras ADRs não está descartada, como revelou Pinho Moreira ainda em fevereiro.

A Rede Catarinense de Notícias – RCN fez um levantamento apontando quem são os novos nomes de confiança do governo.

Secretaria de Segurança Pública: Alceu de Oliveira Pinto Junior

Professor, formado em Direito pela UFSC. Mestre e doutor em Ciência Jurídica pela Univali, onde foi diretor e coordenador. Integrou a equipe de formulação do Curso de Bacharel em Segurança Pública. Coordenou os cursos de pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal, na Escola do Ministério Público/SC. Atuou como professor de Criminologia, Política Criminal e Didática do Ensino Superior.

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

Secretaria da Casa Civil: Luciano Veloso Lima

Administrador, servidor da Casa Civil há 20 anos. Atuou como gerente de Recursos Humanos, diretor de Assuntos Administrativos e nos últimos anos como secretário adjunto da pasta.

Secretaria de Saúde: Acélio Casagrande

Ocupava o cargo de secretário executivo de Articulação Nacional. Formado em Administração e Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Gestão Pública. Começou a carreira política em 1993 como chefe de gabinete do ex-prefeito de Criciúma e atual vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Posteriormente foi nomeado secretário municipal de Saúde e, mais tarde, secretário da Fazenda. Em 2001, eleito vereador em Criciúma. Foi deputado federal de 2007 a 2011.

Entre 2011 e 2012 foi secretário de Articulação Nacional. Em seguida, assumiu como adjunto na secretaria de Saúde, até 2014.

Posteriormente, voltou para a secretaria de Articulação Nacional.

Secretaria da Fazenda: Paulo Eli

Formado pela UFSC nos cursos de Administração, Ciências

Contábeis e Gestão Fazendária.

Ingressou no serviço público em

1977. Em 1984 assumiu como

Fiscal de Tributos Estaduais.

Atua há 34 anos na Secretaria da

Fazenda de SC.

Secretário adjunto:

Marco

Aurélio Dutra. Era adjunto da

PublicidadeAnúncio de HB

Secretaria de Desenvolvimento

Econômico Sustentável

Secretaria de Comunicação: Marcelo Mello Rego

Formado em

Engenharia,

Economia e História. Foi diretor de Comunicação e Relações Externas da Cia Hering. Foi secretário de Comunicação Social da prefeitura de Blumenau por duas gestões e membro fundador e diretor do Grupo dos Profissionais de Comunicação e Marketing de

Blumenau. Deputado estadual de 1990 a 1994. Foi diretor de

Desenvolvimento Econômico na

Secretaria de Desenvolvimento

Econômico e Integração ao Mercosul. Atuaou ainda como diretor de Divulgação por oito anos na Secretaria de Comunicação nos dois mandatos do governador Luiz Henrique.

Secretária adjunta:

Rejane

Benvenuto Andrade

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável: Adenilso Biasus

Formado em Direito com especialização em Direito Público.

Exerceu o cargo de procurador jurídico de diversos municípios e câmaras de vereadores da região

Oeste. Foi professor universitário na área do Direito Constitucional. Eleito vereador de Xanxerê em 2013. Atualmente exerce a advocacia nas áreas pública e privada.

Secretaria de Assistência Social: Romanna Remor

Assume o cargo no dia 12 de março. Formada em Relações

Internacionais com ênfase em

Política e Economia Internacional, com mestrado em Administração Pública. Eleita vereadora em Criciúma em 2008. Em 2011 assumiu por um período como deputada federal suplente.

Com informações de Rede Catarinense de Notícias (RCN). Texto revisado pela redação.

Leia também em Santa Catarina

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.