SEE JORNAISQuinta-feira, 15 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de MDRODEIO
Coluna do Prisco

Movimento para que apenas um Amin dispute na proporcional

A segunda-feira marcou o início de um movimento nas hostes do PP. Lideranças do partido vão pressionar para que o candidato a governador, Esperidião Amin, restrinja a participação familiar na chapa proporcional.

O desejo de setores importantes do partido é de que ou Angela ou João Amin,apenasum deles, dispute uma cadeira na Câmara Federal. E que nenhum deles esteja na corrida pela Assembleia Legislativa. O sentimento é de que a presença de um Amin limitaria muito a situação dos pre ten dentes à Alesc.

Também na segunda, o prefeito de Treze de Maio, Clesio de Biasi, o Keke, manifestou a firme disposição de pedir o cancelamento de sua filiação ao PP. Foi contido, no seu ímpeto, pelo colega e correligionário, prefeito deTubarão, Joares Ponticelli.

De olho no MDB

Mandatário da maior cidade administrada por um Progressista, Joares está “esperançoso” de que até o próximo dia 5 possa haver fatos novos que ofereçam uma perspectiva mais alentadora para enfrentar o histórico inimigo, o MDB.

Trio de saída

Outro prefeito progressista do Sul, Ademir Magagnin, de Cocal do Sul, também manifestou descontentamento com o desenlace do último sábado.

Embora se especule que este sentimento é compartilhado pelo próprio Joares Ponticelli, o prefeito de Tubarão está quieto.

PublicidadeAnúncio de HB

Até segunda ordem, ele vai só observar o panorama.

Pulou fora

O quadro de desânimo no PP levou o deputado federal Jorge Boeira, empresário bem sucedido e um grande quadro do partido no Sul, a desistir da reeleição.

Situação que reforça o trabalho de Joares Ponticelli em favor de seu afilhado, Pepê Collaço. O alcaide não medirá esforços para eleger o pupilo deputado estadual, para que a região siga bem representada. Quanto ao espaço de federal deixado por Boeira,ele deve ser ocupado pelo exprefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

Tripé

Mauro Mariani, o pré-candidato do MDB ao governo, oficializou os convites para que a deputada Carmen Zanotto, do PPS, seja candidata a vice. Mesmo movimento em relação ao deputado Jorginho Mello, que está fechado com o MDB e pretende disputar sozinho o Senado na chapa liderada pelo Manda Brasa.

Portas Fechadas

O PP está desde sábado tentando avançar em novas conversas eleitorais com Gelson Merisio. Em vão. O candidato do PSD ao governo abriu uma exceção ao secretário-geral do Progressistas, Aldo Rosa, e ao presidente estadual do partido, deputado Silvio Dreveck, nesta segundafeira.

A Rosa, Merisio disse que topa conversar e até almoçar. Depois do dia

5,quando as aliança se nomes estarão sacra menta dos.ADreveck,queele articulou para que chegasse à Presidência da Alesc, Merisio deixou muito claro que não há mais a menor possibilidade de entendimento entre ele,

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

Esperidião AmineoPP.

Naoutraponta,Merisio já fez uma primeira conversa como candidato do PSDB ao governo, senador Paulo Bauer. Estão avaliando seriamente a possibilidade de entendimento. Até porque, ambos e seus partidos querem dar o troco a AmineaJoãoPaulo Kleinübing.

Nas conversas de segunda, vieram à tona lembranças de que JPK esteve, na quinta-feira à noite, ante-véspera da convenção do PP, em

Blumenau com os tucanos Dalirio Beber e Napoleão Bernardes.

Oportunidade na qual o vice de Amin sinalizou claramente na direção do entendimento do DEM com os tucanos. Poucas horas depois, ele e mp la cava como companheiro de chapa do ex-governador!

Mas

O ex-governador Paulo Afonso parece irredutível no seu desejo de chegar à convenção emedebista do dia 4 para buscar a homologação de seu nome como outro candidato a senador na composição.

Recuos

Mauro Mariani conta com os recuos de outros dois correligionários que manifestaram a intenção de concorrer à Câmara Alta. O deputado federal Valdir Colatto, que tinha tudo para ir à reeleição, parece mesmo disposto a concorrer ao senado; e o exprefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, que deve tentar novo mandato de deputado estadual.

Família

Leonel Júnior Pavan, empresário e filho do ex-governador e ex-senador Leonel Pavan, é candidato a deputado federal pelo PSDB. Considera a corrida eleitoral“um grande desafio.”

Sem defesa

Outro aspecto que deixou Gelson Merisio absolutamente chateado com o PP. Durante a convenção do partido, apesar de todos os gestos praticados pelo pessedista para fortalecer a legenda e de todas as conversas, incluindo,ainda,a moção de pré aliança aprovada em agosto de 2017, nenhum progressista se levantou para fazer o contraponto a Esperidião Amin. Nem uma palavra, nem um posicionamento a favor da manutenção do compromisso.

Com informações de Coluna do Prisco (Associação dos Jornais do Interior de SC). Texto revisado pela redação.

Leia também em Santa Catarina

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.