A relação da mudança de hábitos para alcançar metas na sua vida
Lendo a coluna de Samy Dama, no G1, considerei muito oportuna a relação que ele faz em seu post de como o hábito ou vício interfere no cotidiano financeiro, com o objetivo de buscar equilíbrio na vida das pessoas.
Vou descrever aqui os argumentos e afirmações que Samyrelacionanestetexto.
Sabe aquela meta não alcançada? Por exemplo, a dieta começo na segunda... e ela nunca chega. Quero emagrecer ou parar de beber e não tenho sucesso. Ele afirma: “Eliminar hábitos ruins em nossas vidas muitas vezes pode parecer um desafio imenso, mas a verdade é que existe um caminho praticamente impossível de falhar, desde que consigamos encarar os nossos hábitos deummodomaisanalítico”.
O livro: O Poder do Hábito de Charles Duhigg, é sitado como uma ferramenta para iniciar esta transformação. A chave para que mudemos um hábito é criar uma rotina alternativa capaz de satisfazer nossos anseios antigos e que nos dê a mesma recompensa de antes.
A dica: “Para que um hábito surja, é preciso trabalhar em etapas: uma deixa servirá de estímulo para uma rotina, a qual resultará em uma recompensa. Por exemplo, uma embalagem de chocolate serve como deixa para um viciado em açúcar. A rotina de comer chocolate gera a recompensa da sensação de prazer despertadapelaingestãodoaçúcar.
Pensando em tudo isso, reflita na última vez que você gastou dinheiro desecessariamente. Assim você descobre a deixa que te levou ao consumo.Podeseravontadedesentir alívio depois de um dia estressante e vários outros sentimentos ou estado de mente que nos levam a este caminho.
O segredo é buscar uma recompensa que não te leve a esta ação. Caminhos alternativos, compromissos, ocupação que te dê satisfação.
E se a sua dificuldade está em guardar dinheiro, procure correlacionar qual a deixa de não conseguir poupar e qual a recompensa para este comportamento.
Ele finaliza: “Nossos hábitos surgem de forma tão automática que muitas vezes é difícil perceber porque eles existem.Cabeanósfazeressapausa e analisar nossos comportamentos com mais cuidado, só assim podemos ficar livres de hábitos ruins”.
Acredito no tema que Samy abordou. É um desafio constante alcançar o equilíbrio na vida dentro dos três pilares – conhecimento, moral e profissional. Qualquer vício ou mau hábito traz recompensas a curto prazo. Já um bom hábito, esse sim, traz verdadeiras e duradoras recompensas em médio e longo prazo. Basta acreditar!






