Complexo do SESI será sede de treinamento olímpico em 2016
Obras de adaptação da estrutura, em Blumenau, no Vale do Itajaí, começarão em dezembro e terão investimento do Ministério do Esporte. Entidade passa a integrar Comitê Pró-Jogos

O Complexo Esportivo Bernardo Werner, do Serviço Social da Indústria (SESI), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Blumenau, prepara-se para ser a sede de treinamento e aclimatação para os atletas que disputarão os jogos no Rio de Janeiro, em 2016.
O estádio passará por obras na pista de atletismo ao redor do gramado, o que possibilitará a utilização das instalações para treinamentos de alto rendimento e também pelos trabalhadores da indústria e comunidade para a prática de atividade física.
Com investimentos do Ministério do Esporte, as obras devem começar no mês de dezembro e se estender até maio de 2016.
No dia 11 de novembro, uma equipe do SESI participou de um evento em Blumenau que formalizou a instalação do Comitê Pró-Jogos 2016. A iniciativa, que terá a participação da entidade, destina-se a prospectar delegações esportivas a utilizarem o município como sede de treinamento e aclimatação para as olimpíadas do próximo ano.
Histórico
A FIESC e o SESI firmaram, em 19 de dezembro de 2012, convênio com o Ministério do Esporte para “equipar e fomentar o esporte de alto rendimento nas modalidades de atletismo, handebol e rugby”. O valor total era de R$ 5,75 milhões, com contrapartida do SESI/SC. Esse convênio teve uma “prorroga de ofício”, feita automaticamente pelo Ministério, em decorrência de prazos no repasse dos recursos, e uma solicitação de prorrogação de prazo devido ao processo licitatório.
Na execução do convênio, houve economicidade de mais de R$ 2 milhões. Assim, o SESI propôs um aditamento e prorrogação do convênio, incluindo novos itens - a construção de uma academia e a recuperação da pista externa de atletismo. Esta etapa está em fase de licitação (julgamento de propostas) e a contratada terá prazo de cinco meses para execução.
A pista de atletismo foi construída em 2008, mas naquele ano foi avariada, com as enchentes e desastres naturais que atingiram toda a região. A reconstrução, após estes estragos, foi concluída em 2011.
Em 2014, a pista voltou a apresentar problemas no revestimento de manta sintética. Por isso, teve de ser recuperada novamente.
Com informações da Agência Adjori / Rede Catarinense de Notícias. Texto revisado pela redação.





