SEE JORNAISQuarta-feira, 14 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de SUPERMERCADO FISTAROL

Tentativa de venda de 49% das ações da Gaspetro para a Mitsui causa polêmica

De acordo com fontes do setor, a realidade catarinense se assemelha a da Bahia, onde o sócio privado tem o foco no lucro

Tentativa de venda de 49% das ações da Gaspetro para a Mitsui causa polêmica
A Gaspetro atua em sociedade com a Mitsui em Alagoas, na Bahia, no Ceará, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, em Santa Catarina e em Sergipe. Fotos Públicas

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, no final de outubro, a venda de 49% das ações da Gaspetro, subsidiária da estatal responsável pelo setor de gás natural. O negócio foi avaliado em R$ 1,9 bilhão e teve como comprador a Mitsui Gás e Energia do Brasil, subsidiária integral da japonesa Mitsui. A venda pode ser formalizada em dezembro, após aprovação de órgãos competentes como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A transação afeta diretamente as distribuidoras de gás natural, já que ambas as empresas têm forte participação no setor. A Gaspetro atua em sociedade com a Mitsui em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe. O acordo faria com que a multinacional japonesa passasse a ter participação acionária em 19 distribuidoras.

Para evitar que a Mitsui ganhe mais poder do que o governo estadual, a distribuidora de gás natural da Bahia está questionando a tentativa de venda de 49% das ações da Gaspetro.

Caso catarinense

A SCGÁS, distribuidora de gás natural em Santa Catarina, tem composição acionária semelhante à Bahiagás: Mitsui e Gaspetro possuem 41% do capital total cada uma, 17% das ações são da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), concessionária pública do Estado, e 1% é da Infragás. Apesar disso, a redução da participação do Estado em 1994 está sendo revista e contestada na justiça em ação da Procuradoria Geral do Estado. Quando foi criada, em 1994, o governo estadual tinha 34% das ações totais, Gaspetro e Gaspart (que foi comprada posteriormente pela Mitsui) tinham 32% cada e a Infragás (empresa formada por dezenas de consumidores) ficou com 2%. Contudo, o Acordo de Acionistas aumentaram as ações preferenciais da empresa (que concedem direito a lucro), as quais tinham participação apenas da Gaspart e Gaspetro. Com isso, a participação do Estado caiu para 17% das ações totais, após decisão de gabinete sem o aval da Assembleia Legislativa e sem a assinatura do governador da época. Com a venda da SCGÁS para a Celesc, da qual o Governo do Estado possui apenas 20% das ações, a participação do Estado na Companhia é de apenas 3,4%.

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

Em 2013, a justiça determinou a devolução do controle acionário da SCGÁS ao governo do Estado. Contudo, a liminar foi cassada um mês após a decisão. Atualmente, o processo tramita em primeira instância na 1ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis.

Desde o início da operação da SCGÁS, em 2000, a empresa distribuiu cerca de R$ 400 milhões de seu lucro aos sócios, que representa mais de 20% do valor negociado de venda das ações da Gaspetro negociadas com a Mitsui. Do total, Mitsui e Gaspetro ficaram com 82% dos valores gerados nos últimos 15 anos.

A realidade catarinense se assemelha à da Bahia, onde o sócio privado tem foco apenas no lucro, o que afeta as decisões de investimento e atendimento a cidades catarinenses. De acordo com fontes do setor, a venda é a privatização velada da SCGÁS, pois o sócio privado, que hoje já tem forte imposição na administração da empresa, comandará os negócios.

Com informações da Rede Catarinense de Notícias (Adjori SC). Texto revisado pela redação.

Leia também em Santa Catarina

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.