“As divergências fazem parte da democracia”
Após quatro meses de trâmites judiciais para definir a eleição da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Ivan Tauffer assumiu a presidência da entidade. E, em entrevista à Agência Adjori de Jornalismo, garantiu que as divergências internas ficaram no passado, pois fazem parte do processo democrático, mas que o foco, agora, é trabalhar pela unidade do movimento lojista em Santa Catarina. Confira:

Agência Adjori de Jornalismo - O Movimento Lojista Catarinense parece ter saído fortalecido da eleição. Qual é a sua estratégia para projetar uma nova imagem da FCDL e reunificar o Movimento no Estado?
Ivan Tauffer - A eleição já pertence ao passado, todo nosso foco está em trabalharmos pelos lojistas e pelas CDLs. O movimento lojista tem muita força institucional e política em Santa Catarina e este vigor deve ser utilizado em favor da promoção da expansão e qualificação do varejo. Nossos desafios nos unem e as divergências são parte do processo democrático da entidade, porém jamais estarão acima dos objetivos estratégicos da Federação.
Adjori - Quais são as prioridades? Como ficará o SPC/SC, que é fundamental para o cotidiano dos lojistas?
Tauffer - As prioridades são: estar presente no dia a dia dos lojistas, com soluções que os tornem competitivos - e oferecer suporte permanente às CDLs de pequeno e médio porte. A FCDL/SC tem um corpo técnico muito preparado, capaz de identificar as demandas e fornecer os meios para superá-las. O SPC/SC é uma ferramenta essencial para os comerciantes e prestadores de serviços - e convive em um ambiente de concorrência muito agressiva. Para responder aos desafios, precisamos estar à frente em tecnologia, treinamento, marketing e outras áreas.
Adjori - Durante o pleito falou-se muito na necessidade de fortalecer as CDLs, especialmente aquelas de municípios menores e que às vezes têm até problemas de sustentabilidade. O que seu programa de administração prevê nesse aspecto?
Tauffer - Fortalecer as CDLs significa oferecer instrumentos que as façam ser técnica e politicamente capazes de enfrentar seus desafios locais e regionais, de atender às demandas dos lojistas com eficiência e presteza. Essa é a missão da FCDL/SC. Quando fundamos uma CDL, o processo é de baixo para cima, totalmente compartilhado com os líderes do comércio local, e é claro que é considerada a capacidade de em andar com suas próprias pernas, sobre o quanto ela será autônoma técnica e politicamente. Como todo novo organismo, as CDLs recém-fundadas merecem mais atenção e apoio, mas vamos encontrando seu rumo e definindo suas próprias trajetórias, em sintonia com as bandeiras maiores do movimento lojista.
Adjori - Inovação e tecnologia e o atendimento cada vez melhor ao consumidor são ferramentas que o Movimento Lojista vem utilizando e praticando. Quais são os programas a serem implantados ou melhorados que estão previstos em sua administração?
Tauffer - A Federação das CDLs tem monitorado com muita atenção as tendências e transformações do mercado, o comportamento do consumidor, as novas tecnologias de informação, entre outros aspectos. O mundo virtual será cada vez mais competitivo em relação ao varejo físico, principalmente se considerarmos a geração que já nasceu sob o advento da internet e das redes sociais. Mas também é verdade de que o atendimento personalizado, no qual o vendedor faz papel de consultor, gerando experiências positivas ao cliente, são pontos cada vez mais valorizados. Nos últimos eventos da National Retail Federation (NRF), em Nova Iorque, ficou claro o quanto o virtual e o físico estarão combinados nas abordagens aos clientes. Nossa missão será trazer as novidades e instigar os lojistas a assumirem o desafio da inovação, cada um de acordo com sua realidade.
Adjori - Por último, uma mensagem ao lojista catarinense.
Tauffer - O momento exige otimismo e determinação. Estamos muito impressionados com esta sucessão de denúncias de corrupção, de escândalos na gestão pública federal, mas não podemos nos contaminar com as más notícias. Nos pontos de venda devemos trabalhar com diferenciais capazes de encantar os clientes, olhar nossos negócios nos mínimos detalhes e promover ajustes, apostar em produtos de giro rápido. E jamais prescindir da informação, monitorar o mercado com muita atenção e não incorrer nos erros previsíveis.
Com informações da Agência Adjori / Rede Catarinense de Notícias. Texto revisado pela redação.






