SEE JORNAISQuarta-feira, 14 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de B&F CONTADORES

História da Festa da Tangerina

História da Festa da Tangerina
Arquivo Cabeço Negro

A primeira administração do município de Apiúna completava um ano, um ano de emancipação políticoadministrativa e isto era razão para comemorar. Comemorar com toda a população do município que tanto havia sofrido com descasos e que passou a determinar seu próprio destino. Surgiu a Festa de Instalação do Município de Apiúna, a FIMA. Dia 1o de junho uma data para ficar para sempre na história.

A I FIMA,1990, superou as espectativas e atraiu mais de 3.000 pessoas. Dias 1 e 2, sábado e domingo de junho, após uma chuva torrencial deu-se início aos festejos. As dependências da Sociedade Esportiva e Recreativa Apiúna foram tomadas pelo restaurante, que comercializou mais de 1.500 filés e 1.500 pratos típicos. No ginásio municipal grandes bailes com várias Bandas. No pátio externo, ocupando parte da rua, um palco improvisado, coberto por lona, passava alegria a grande festa. A participação ativa da diretoria da S.E.R.A, a participação da Secretaria de Educação, Rotary Club e a Administração Municipal, resultaram no início de uma nova tradição.

As festas se sucederam com atrações cada vez mais grandiosas. Em 1996 mudanças. Surgiram novas idéias: o primeiro Rodeio Crioulo, a primeira olimpíada lnterbairros e a I Exposição Municipal deTangerinas.

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

No ano 2000 a festa recebeu a denominação de Tangefest e ganhou um mascote: o Tangerininha. Mais de 30 mil pessoas prestigiam a grandiosa e já tradicional festa. Em 2004 o primeiro show nacional: Oswaldir e Carlos Magrão.

A cada ano a tradição é mantida e o povo apiunense festeja com seus convidados a alegria de ser um município nota 10.

Leia também em Apiúna

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.