SEE JORNAISTerça-feira, 27 de outubro de 2026Leia também: Jornal Parole
PublicidadeAnúncio de ALESC
Serviço público

Governo federal muda ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro

Com a folga emendada ao fim de semana e ao feriado de Finados, servidores federais ganham um descanso prolongado até 2 de novembro

Governo federal muda ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro
Agência Brasil / Divulgação

O Dia do Servidor Público, data comemorada em 28 de outubro, terá o ponto facultativo deslocado para esta sexta-feira, dia 30, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A mudança vale para entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

PublicidadeAnúncio de BIA TÊXTIL

Na prática, a folga se soma ao sábado e ao domingo e ainda se conecta ao feriado nacional de Finados, que cai na segunda-feira, dia 2 de novembro. Isso significa que servidores federais podem ter um intervalo mais longo sem expediente normal, caso os órgãos adotem o ponto facultativo integralmente.

O ministério reforça que a liberação não pode comprometer a prestação de serviços considerados essenciais à população. Cabe aos dirigentes máximos de cada órgão ou entidade decidir quais atividades precisam continuar funcionando durante o período.

Em nota, o ministério afirma que é responsabilidade das chefias identificar os setores essenciais e organizar escalas para garantir o atendimento mesmo com o ponto facultativo em vigor. A orientação vale tanto para o dia 30 quanto para o período que antecede o feriado de Finados.

Com informações de Agência Brasil ↗. Texto revisado pela redação.

Leia também em Brasil

Receba as notícias de Apiúna e região

Um aviso quando sair matéria importante. Sai quando quiser.